Português
20 DE OUTUBRO DE 2005. POR LARISSA VIEIRA

Brasil terá de investir em marketing da carne para reconquistar mercado

Enquanto os órgãos de Defesa Agropecuária trabalham para evitar o surgimento de novos focos de febre aftosa no País, especialistas em mercado internacional garantem que o Brasil terá de investir na reconstrução da imagem da carne lá fora. ?A construção de uma marca na cadeia da carne bovina envolve uma mudança estratégica importante, pois deixa-se de produzir uma commodity e passa-se a produzir um produto diferenciado e de valor agregado?, atesta Márcia Dutra de Barcellos, que está finalizando na Holanda sua tese de doutorado sobre análise e coordenação da cadeia produtiva da carne bovina, marketing e pesquisas com consumidores no Departamento de Marketing e Comportamento do Consumidor da Universidade de Wageningen (WUR). Segundo a especialista, o Brasil precisar investir em qualidade e fazer parcerias estratégicas, principalmente com países que valorizem a carne brasileira. Outra medida necessária para reconquistar o mercado internacional é a formação de profissionais que entendam da dinâmica dos mercados e saibam negociar. Márcia Barcellos virá ao Brasil em novembro para apresentar um panorama mundial das oportunidades que existem atualmente para pecuaristas, profissionais da cadeia produtiva da carne, pesquisadores e estudantes. Ela será uma das palestrantes do 6º Congresso Brasileiro das Raças Zebuínas, que acontecerá de 6 a 9 de novembro, em Uberaba (MG). O evento terá quatro painéis (Mercado, Ambiência, Certificação e Biotecnologia), além de quatro mini-cursos. As inscrições podem ser feitas pela internet (www.abcz.org.br) ou pelo telefone 34 3319-3920. O congresso é organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e conta com o patrocínio da Tortuga, Bertin, Ouro Fino, Programa Brasileiro de Qualidade do Couro e Mapa. Confira a programação: Painel Biotecnologia (7/11) 8h- Clonagem: perspectivas e suas conseqüências? - José Antônio Visintin (USP) 9h- ?IA, TE, FIV e seu impacto no melhoramento animal? - Ciro Moraes Barros (Unesp Botucatu) 10h15- ?O uso de marcadores moleculares na seleção? - Fernando Garcia (Unesp Araçatuba) Painel Ambiência (8/11) 8h-?Arborização de pastagens como prática de manejo ambiental e estratégia para o desenvolvimento sustentável do Brasil pecuário? - Vanderley Porfírio da Silva (Embrapa Florestas) 9h- ?Comportamento social e manejo reprodutivo de bovinos? - Eliane Vianna da Costa e Silva (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul) 10h15- ?O reflexo da interação amigável entre humanos e bovinos no bem-estar na fazenda? - Marcelo Simão da Rosa (Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho) Painel Mercado (9/11) 8h- ?Situação atual e perspectivas do mercado de gado de corte? Victor Abou Nehmi (FNP) 9h- ?Cenários econômicos e perspectivas para o mercado do leite? Paulo do Carmo Martins (Embrapa Gado de Leite) 10h15- ?Construção de marcas para o acesso ao mercado internacional? Márcia Dutra Barcelos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Painel Certificação (9/11) 13h30- ?A valorização da certificação sob a ótica do consumidor? Kátia Leal Nogueira (SGS do Brasil) 14h30- ?A rastreabilidade no Brasil: a situação atual e uma perspectiva operacional Naor Maia Luna (Mapa) 16h15- ?Perspectivas da certificação e rastreabilidade conjuntas da carne bovina no Mercosul?, Javier Martinez Del Valle (Asociación de Productores Exportadores Argentinos)

A ABCZ utiliza somente os cookies necessários para garantir o funcionamento do nosso site e otimizar a sua experiência durante a navegação.

Para mais informações, acesse a nossa Politica de Cookies

Aceitar